quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nº 8 * Madonna - Bedtime Stories


1994, 10 anos de idade. Esse foi o primeiro cd que eu comprei na minha vida, aliás, disco!
É claro que em 94 eu já tinha idéia de quem era Madonna, mas nada muito forte, esse cd na verdade foi o meu primeiro contato mais intimo com ela e com a musica em geral.
I’ll never be an Angel … "Survivor" abre o cd e pra mim não teria musica melhor, a letra é a cara da Madonna. Depois de todo o choque de Erótica, de toda a polemica, ela já abria o novo cd avisando que nunca foi um anjo, nunca foi santa, e que toda aquela polemica era só o inicio. Mas nesse cd Madonna se mostra bem menos polemica, aliás, quase nada polemica! O cd é completamente diferente de tudo o que Madonna tinha feito até então, dá asas a um novo personagem e dessa vez se mostra um tanto quanto romântica! Essa musica também te prepara pras novas sonoridades do cd, Madonna aparece mais séria, mais madura, e isso aparece nas musicas na forma de batidas de R&B, vocais sussurrantes e os primeiros passeios de Madonna pelo mundo eletrônico.
"Secret"
marcou época, acho que é uma das musicas que todo mundo conhece, e pra mim é uma das melhores baladas feita por ela até hoje. A musica tem um tom sofrido, hora dando a entender que perdeu um grande amor, depois meio que nem se importando por isso. O clipe de "Secret" é um caso a parte, ele também é um dos mais bonitos feito por Madonna até hoje, apesar de ser super simples, casou perfeitamente com o clima da musica.
"I´d Rather be Your Lover" é simplesmente maravilhosa. Quando todo mundo reclama hoje em da que em Hard Candy Madonna ficou muito Black, eu me lembro de cara dessa musica. Madonna sempre teve um pé na Black Music, essa canção segue fielmente o estilo de Black que reinava nos EUA na época, o som era Charm, um termo que eu acho que nem existe mais!
"Don´t Stop" é pura Madonna! Acho que pro choque não ser tão grande, já que ela estava mudando o seu estilo, Madonna colocou essa musica no cd pra dizer, ei ... ainda sou eu! E como Madonna é divertida quando decide voltar as origens! Uma musica completamente boba, um refrão grudento, mas mesmo assim a mais divertida do cd.
Dita, a personagem criada por Madonna pro disco Erótica, não morreu completamente. Madonna sabia que não podia mais deixar que Dita controlasse as coisas, isso não combinava com a sua nova imagem. Mas em "Inside Of Me" Dita reaparece, de forma sutil, mas está lá! A musica é inteira cheia de sussurros eróticos dando um clima mais do que sensual, sexual! Mas na verdade a musica é sobre a mãe de Madonna!!!!!
E eis que Dita aparece novamente! "Human Nature" é perfeita! É Madonna dizendo em alto e bom som ... falem mal, mas falem de mim! Madonna parece deixar de se importar com toda a polemica gerada pelo cd anterior e pelo livro Sex, e canta uma das melhores letras do cd ... ooops, I didn´t know I couldn´t talk about sex! ... Mais debochada impossível, e o melhor, cantando tudo isso com uma mistura perfeita do R&B da época com batidas eletrônicas super sutis.
Pra mim quando Madonna gravou esse cd ela tava apaixonada, e uma das provas disso é "Forbidden Love", uma sexy canção de amor. Madonna consegue criar um clima perfeito nessa musica, tornou ela super romântica e ao mesmo tempo super excitante, pra mim é uma as melhores musicas que existe pra fazer amor. E a voz dela? Tudo bem que no cd todo a voz da Madonna (que nunca foi lá muito poderosa!) ta ótima, mas nessa musica a voz dela ta perfeita!
"Love Tried To Welcome Me" pra mim é a única musica que não é perfeita no cd, não é perfeita mas também é ótima! Se "Secret" tinha como destaques a voz de Madonna e um violão, nessa musica o violão volta mais discreto, mas também presente na musica toda e a voz de Madonna mais uma vez surpreende, Madonna dá um tom de sofrimento a musica, de amor não correspondido.
"Sanctuary" é onde começa pra valer a Madonna eletrônica, não eletrônico de pista, algo meio trip-hop, meio Massive Attack, uma coisa bem discreta que aumenta depois em "Bedtime Story". Essa musica é da Björk, e Madonna tem que agradecer muito esse presente. A musica que dá titulo ao cd pra mim é uma preparação pro que viria anos mais tarde em Ray Of Light, uma Madonna totalmente eletrônica e super competente. Essa musica deu origem também a um dos melhores e mais fantásticos clipes da Madonna, pouca gente conhece esse clipe, mas é cheio de referencias a livros e quadros e retrata bem a atmosfera da musica, um tom completamente surrealista e lisérgico.
Madonna fecha o cd pedindo uma reverencia. "Take a Bow" foi a musica que me fez comprar esse cd, essa musica na época em que foi lançada tocava simplesmente em todas as rádios, e deve ter embalado o romance de muita gente. Ao contrário do que ela estava acostumada até então, nessa musica o backing vocal é de um homem (Baby Face, que também canta em "Forbidden Love"), e o clima da musica é mais uma vez ultra-romântico, sofrido, praticamente um lamento.

Bedtime Stories é pra mim um dos melhores cd´s da Madonna, na época foi um cd super elogiado pela critica, mostrando uma Madonna muito mais madura, experimentando sonoridades completamente diferentes das que ela estava acostumada, e mostrando que ela era capaz de fazer musica séria, e com muita qualidade.

Nenhum comentário:

fevereiro