sábado, 2 de agosto de 2008

Nº 7 * Shakira - MTV Unplugged

Eu adoro Unplugged´s! Acho super legal a iniciativa de um cantor abdicar de todos os recursos técnicos de um estúdio e gravar suas musicas de forma acústica, só a voz e a banda. Tudo bem, hoje em dia a coisa passa bem distante disso, mas existem alguns que ainda se tratam disso, um show intimista onde o cantor e sua banda dão o seu melhor em versões diferenciadas de seus grandes sucessos. E esse cd da Shakira é exatamente isso!
Quando ela gravou esse cd, Shakira ainda não era o fenômeno musical que é hoje, ela era só uma cantora colombiana com muito talento e que fazia sucesso na América Latina.
Ouvir esse cd não basta, o ideal é você assistir o dvd, mas pelo cd já dá pra ter uma grande noção de o quanto foi animada aquela noite, e o quanto Shakira estava a vontade, brincando, trocando confidencias com o publico e cantando de uma forma que explica o grande sucesso que ela tem hoje no mundo todo.

“Octavo Día” abre o cd, e não teria forma melhor. A letra dessa musica é fantástica, uma das melhores que ela escreveu até hoje! Shakira te leva a imaginar como seria se Deus resolvesse descer a Terra nos dias de hoje. É uma musica política, uma verdadeira lição de moral na forma de uma linda canção. Shakira consegue passar a mensagem sem se tornar chata.
Uma canção de amor? Uma canção de despedida? Uma canção sobre não querer mais?
“Si Te Vas” é tudo isso! Shakira no inicio da carreira era muito conhecida pelos remixes de suas musicas, mas ela sempre deixou bem claro que sua grande influencia é o rock, e nessa musica ela começa a mostrar esse seu lado, rock acústico sim, e muito bom por sinal!
Existe uma história engraçada sobre o segundo cd da Shakira, durante uma viagem uma das suas malas foi roubada, e dentro dessa mala estavam as composições do que seria o seu novo cd. Shakira teve que reescrever todas as musicas, o que segundo ela resultou um trabalho ainda melhor e uma nova canção que acabou dando nome ao cd.
“Dónde Están Los Ladrones” é uma das musicas mais rock no cd original, no Unplugged se tornou uma das mais animadas, mais uma vez com uma letra política, mas de forma super sutil, com uma gaita fantástica (tocada pela própria Shakira) e com um piano que dá um toque super irônico a faixa.
Imagina uma praia, fim de tarde, o Sol ta indo embora, você ta sentado na areia e o seu grande amor foi embora. A trilha sonora pra essa cena é
“Moscas Em La Casa”. Shakira é muito boa quando resolve escrever canções de amor, e melhor ainda quando são canções de perda! Nessa faixa ela também começa a nos mostrar toda a potencia da sua voz, mas ainda é só o começo.
A musica seguinte já era perfeita em sua versão original, mas Shakira a transformou na maior surpresa do cd! O que seria mais improvável do que levar um grupo de mariachi pra dividir o palco com ela? Foi exatamente isso que ela fez, transformando
“Ciega, Sordomuda” não só na musica mais divertida do cd, mas também na mais improvável! Shakira gosta de misturar, de surpreender, e aquilo que no inicio parecia uma má idéia se transforma no melhor momento do cd.
“Inevitable” é uma das minhas letras preferidas. Shakira mostra que um amor não correspondido não precisa ser triste. Não sou o que há de melhor, tenho todos os meus defeitos, e se você não enxerga isso, vou rir de tudo isso.
E o que fazer com um grande sucesso?
“Estoy Aquí” era até então a musica mais famosa de Shakira, mas cantar mais uma vez da mesma forma não combina com o estilo de Shakira. A musica já começa completamente diferente, bem mais calma do que o normal, como se Shakira estivesse te contando uma história que aconteceu com ela, as vezes quase sussurrando, mas daí a musica vai crescendo, o tom de voz vai aumentando, e quando agente acha que ela vai explodir, tudo volta a calmaria do começo. Mas isso é só pra nos instigar mais um pouco, por que a musica começa a crescer novamente até que explode no refrão com Shakira cantando de forma rápida e inconfundível, e ai a calmaria volta mais uma vez, quase sussurrante e explode num final que deixa a todos sem respiração imaginando de onde ela tirou tanto ar!
Em
“Tú” Shakira se abre pra platéia, mostra que também é humana e que também sofre e acho que justamente por isso essa é uma das minhas canções de amor preferida. A dor com que ela canta esse amor, a emoção que ela coloca em sua voz é algo tão profundo que é impossível não chorar com ela. E o mais fantástico de tudo é a forma como ela é simples nas palavras, ela sofre como cada um de nós, sem meias palavras, bem simples! O final dessa musica é quase um tango, o que dobra o tom de sofrimento da musica e triplica a qualidade da canção.
E mais uma vez ela abre o coração, mostrando que ela não só escreveu tudo o que canta, mas também viveu tudo isso.
“Sombra De Ti” é a mais fraca do cd, mas mesmo quando não dá o seu melhor Shakira ainda esta acima da média.
Então é hora de preparar o clima pro grande final, e Shakira mais uma vez resolve inovar, pega
“No Creo”, que até então era a mais rock de todos os seus sucessos e transforma num reggae!!!

Bom, nenhum show é um bom show se não tiver um “grand finalle”, e a musica escolhida pra fechar o cd é a perfeita “Ojos Asi”. Mas primeiro se cria um clima. A introdução da musica vai te levando pro meio de um deserto, se você fechar os olhos consegue imaginar toda a cena que vai sendo criada, uma fogueira, homens tocando violões árabes, mulheres dançando e eis que surge Shakira, com seu inconfundível requebrado e sua inconfundível voz. Essa musica não poderia ser cantada por nenhuma outra pessoa, ela é a própria Shakira em forma de canção, e somente Shakira tem o poder de parar a musica no meio, deixar apenas os tambores tocando pra que ela possa dançar, e você que não esta vendo nada, só ouvindo, entra completamente no clima e se não se segurar sai dançando junto pela sala. Quando volta, ela já esta cantando no seu ouvido, te contando um segredo, sensual como nunca, daí ela volta pro centro da roda (e das atenções) pra finalizar a musica e sair sem que ninguém veja pra onde e deixando todos completamente enfeitiçados.

Um comentário:

Carlos A. disse...

ainda nao vi o show.. me empresta?
hahaha

fevereiro