terça-feira, 22 de julho de 2008

Nº 9 * Cássia Eller - Ao Vivo


Em 1995 eu tinha só 11 anos, foi quanto estreou na TV Globo o seriado Malhação, e foi quando eu ouvi pela primeira vez a voz de Cássia Eller. A musica era "Malandragem", que eu acredito que até hoje seja o seu maior sucesso, e tinha uma letra super confessional (foi escrita pelo Cazuza), que se aplicava corretamente a voz e a personalidade de Cássia.
No ano seguinte, também em Malhação, veio mais uma musica de Cássia, "Socorro", que decretou a minha paixão por ela, com sua letra urgente e interpretação desesperada.
Eu não sei ao certo quando eu ouvi pela primeira vez esse cd da Cássia, só sei que foi amor a primeira vista, a forma despachada com que ela interpreta as musicas simplesmente me conquistou desde o primeiro momento, tornando pra sempre esse um dos meus cd´s preferidos!
O cd foi lançado em 1996, e é o registro ao vivo de um show acústico chamado “Violões”, feito por Cássia no ano anterior, e que começou a confirmar na mídia o talento que ela já tinha provado nos palcos, e neste cd estão presentes praticamente todos os seus grandes sucessos.
"E.C.T." abre o cd com a sua letra completamente maluca, eu lembro que fiquei um tempão pra decorar a letra dessa musica, que até hoje é uma das minhas preferidas. Em "Nenhum Roberto" as ironias de Cássia começam a aparecer, dá pra perceber na forma como ela canta, o quanto o palco era um lugar divertido pra ela.
"Eu Sou Neguinha" ... os violões nessa musica são simplesmente perfeitos! E pra completar Cássia brinca com sua voz durante a musica toda, cantando em vários tons e as vezes quase que falando ao invés de cantar, como se tudo não passasse de um bate papo.
Depois vem "Nós", que nesse cd tem uma versão bem calma e diferente da versão que acabou sendo mais conhecida, de um outro cd ao vivo.
Daí vem simplesmente a melhor musica de cássia em sua melhor gravação, "1º de Julho", nossa nem sei o que falar dessa musica! Essa musica, junto com "Malandragem", tem uma das letras mais aplicáveis ao que era Cássia Eller, na musica ela parece quase se desculpar por ser quem é, mas no final se mostra completamente orgulhosa de ser o que é ... dá pra entender?...rs
Cássia sempre foi rockeira, mas isso nunca impediu que ela passeasse por outros estilos, "Na Cadencia Do Samba" mostra isso, um outro lado de Cássia, mas até cantando um samba famoso ela consegue colocar sua marca pessoal.
Seguindo, vem outro grande sucesso de Cássia, também em sua melhor gravação. "Por Enquanto" pra mim é praticamente um hino, aquele tipo de musica que marca uma época, que todos sabem cantar e cantam sempre sentindo um aperto no coração. A letra é do Renato Russo, e ele mesmo falou em entrevistas na época, que a musica ficava muito melhor na voz de Cássia, e muito mais emocionante também, nessa versão ela canta junto "I´ve Got a Feeling" dos Beatles.
Imagine um dia ruim, tudo deu errado, a vida ta uma merda e você acabou de descobrir que foi chifrado, a trilha sonora desse dia vai ser "Try a Little Tenderness", que começa como um blues e termina com Cássia completamente furiosa, quase que gritando a sua revolta com o mundo.
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha ... essa era a musica! Acho que não existe uma única pessoa no Brasil que não conheça "Malandragem", foi o primeiro grande sucesso de Cássia e também a sua musica mais famosa! A letra não é dela, mas é a musica que mais traduz o que Cássia foi, aliás, não só Cássia, quem nunca ouviu essa musica e pensou que ela tinha sido escrita pensando em você?
Ta revoltado? Não acredita mais no amor? "Não Amo Ninguém" é a musica! Mas a musica não é triste, é só uma canção de quem não acredita em mais nada e não ta nem ai pra isso.
"Musica Urbana II" é uma canção sobre o cotidiano, sobre uma realidade super atual, onde tudo acontece e ninguém repara, tudo passa batido, e ninguém ta nem ai pra ninguém.
"Socorro" sempre foi e sempre será a minha musica dos momentos difíceis, aquela musica pra ouvir quando você ta perdido mesmo, sem saber o que fazer, ou que rumo tomar.
Alguma coisa pode ser melhor do que Raul? Sim! Cássia cantando Raul! Em "Metrô Linha 743" pra mim é uma das melhores do Raul, e se encaixa perfeitamente na irreverência de Cássia, ela parece se divertir tanto cantando essa musica, que dá até pra imaginar ela no palco rindo enquanto cantava.
Lembra que eu falei que ela nunca se importou de passear por outros estilos? Então imagina ela terminando cd cantando um xóte! "Coronel Antonio Bento" fecha o cd, mas poderia abrir, por que quando a musica termina a vontade é de começar tudo de novo!
Cássia foi uma das maiores cantoras do Brasil, mesmo com o seu estilo completamente marginal, conseguiu agradar a todo tipo de publico. Poucas pessoas conhecem a fundo as suas musicas, então eu recomendo esse seu primeiro cd ao vivo, onde é impossível não se apaixonar por ela.

Nenhum comentário:

fevereiro