sábado, 25 de outubro de 2008

Os babacas das nossas vidas

Meu namoro terminou, aliás, terminaram com o meu namoro! De novo!
Fazem mais ou menos uns cinco anos que eu não tenho um relacionamento que dure mais do que um mês, e além disso, sempre fui confidente fiel de muitos dos meus amigos e amigas, e por isso acho que eu tenho um pouco de bagagem pra falar sobre essa coisa esquisita que é o relacionamento hoje em dia, e pra ilustrar melhor vou usar alguns exemplos.
1º Caso: Uma grande amiga minha tava namorando, vivendo dias felizes ao lado do cara, e já imaginando os dias ainda mais felizes que viriam (sim, por que essa história de viver o hoje é linda na teoria, mas quem é que não cria expectativas?). Se você perguntasse pra essa minha amiga como estava o relacionamento dela até poucos dias atrás, ela certamente diria que estava tudo as mil maravilhas, que se melhorar estraga. Daí um belo dia o boçal do namorado dela termina tudo dizendo que ela é uma mulher maravilhosa, super especial, mas que pelo pouco que conhece dela, sabe que ela nunca será a esposa que ele sonha e que não se imagina casando e tendo filhos com uma pessoa como ela!
Essa é a hora em que agente entra em choque e não entende mais nada, quer dizer que ela é linda, maravilhosa, trepa maravilhosamente mas não serve pra casar? Caralho! Em que século nós estamos mesmo? Por que essa frase parece ter recém saído da idade média ou no máximo da década de 30!
Daí eu fico aqui me perguntando, o que é que torna uma pessoa boa ou não pra se casar? Quais os critérios utilizados? Por que por mais careta que eu possa parecer, eu sou de uma época em que as pessoas se casavam por amor, ou no mínimo por uma questão de afinidade bem grande! Mas esse cara não, isso não serve pra ele.
Só pra você ter uma idéia, essa minha amiga é linda, inteligente, formada, engraçada, um ser humano formidável, mas nada disso conta pra esse cara, o que vale mesmo pra ele é ser boa dona de casa e ter quadril de parideira!!!
Logo eu sou obrigado a concordar plenamente com o que ele disse pra minha amiga, eu também não consigo imaginar uma mulher como ela casada com um boçal como esse, e dou graças a Deus por tudo ter terminado, por que só de imaginar minha amiga com a barriga encostada num tanque lavando cuecas tenho calafrios.
E o mais engraçado é imaginar o futuro desse cara. Vai acabar se casando com uma menininha tonta e burra mas que tem a bunda redondinha e os peitos durinhos, vai ter três filhos com ela, ela vai virar uma baranga e ele também, e depois de cinco anos de casado ele um dia vai cruzar com a minha amiga linda e gostosa pela rua e vai perceber a enorme cagada que ele fez da vida dele, vai voltar pra casa e se contentar em comer a baranga da mulher dele enquanto imagina que esta comendo a minha amiga.
2º Caso: Um grande amigo namorava a um ano com um cara super bacana, tinham um relacionamento super especial, era um casal lindo, até que esse cara termina com meu amigo por que não tem mais certeza do que sente por ele!
Faz um favor pra mim? Vai tomar bem no canto noroeste do cu né! Um ano depois e o cara ainda não é capaz de saber o que sente? Se fosse um moleque de 17 ou 18 anos tudo bem, nessa idade agente não sabe nada mesmo, mas um puta marmanjo não saber o que quer da vida?
Esse pra mim é um caso bem claro do eterno infeliz, o cara ta solteiro faz tempo e o sonho dele é encontrar um grande amor, ter um relacionamento bacana e alguém pra chamar de seu, e quando consegue tudo isso, bate aquela puta saudade da vida de solteiro, de galinhar, de beijar e trepar com Deus e o mundo! Daí ele vai e termina o namoro, passa um ou dois meses curtindo a vida de solteiro e depois volta a sonhar com um grande amor!
Gente, vamos facilitar? Quer um relacionamento? Quer mesmo? Então enfia na sua cabeça em primeiro lugar tudo aquilo que você vai ter que abrir mão por estar namorando, por que vida de casado é muito diferente da vida de solteiro, e não tem como ter um misto das duas (a não ser que você seja super moderno e entre em um esquema de “relacionamento aberto”).
Eu sempre falo pra pessoas o quanto dá trabalho manter um relacionamento, é uma coisa super complicada mesmo, uma verdadeira guerra contra o mundo e contra si mesmo todos os dias, mas é uma guerra que muitas vezes vale a pena, mas pra que pra fazer valer a pena você tem que querer muito, e nessas horas, qualquer tipo de indecisão conta muito contra. Não sabe o que quer da vida? Então meu filho, pare de empatar a vida dos outros que sabem o que querem. Se você não sabe se ama, não diga que ama, se não sabe se esta pronto pra um relacionamento, não faça de conta que está! Tem um ser humano do outro lado sabia?
E mais uma vez fica muito fácil adivinhar como vai ser o futuro desse cara, ele vai continuar pulando de galho em galho, tendo relacionamentos esporádicos, machucando outras pessoas, até o dia em que ele vai se ver com 40 anos, solteiro, sem nenhuma perspectiva de um novo amor e toda vez que olhar uma foto do meu amigo vai fazer beicinho e se lamentar pela grande merda que fez largando ele, um belo dia vai encontrar meu amigo pelas baladas da vida, vai ver o quanto meu amigo esta lindo e gostoso e vai ter uma vontade enorme de cortar os dois pulsos por ser tão idiota e não ter dado valor as pessoas maravilhosas que passaram pela vida dele.
3º Caso: Agora vamos falar de mim! Eu estava namorando um cara super bacana, tendo um relacionamento super gostoso, fazendo planos e feliz, por que finalmente eu tinha encontrado um cara que me tratava exatamente como eu mereço! Ele era um amor, não media esforços pra me agradar, era super carinhoso, e sempre fazia questão de deixar bem claro o quanto gostava de mim, até que um belo dia acabou!
Eu poderia terminar esse caso aqui, por que assim talvez de pra entender um pouco da minha situação. O que acontece é que o relacionamento acabou e ninguém nem ao menos se deu ao trabalho de me comunicar, o cara simplesmente sumiu do mapa, inventou uma desculpa qualquer e “pluff” ... sumiu do mapa! E agora eu to aqui sem saber o que aconteceu.
Daí eu fico pensando com os meus botões, onde foi parar aquele sentimento todo que ele dizia e demonstrava ter por mim? Acabou do nada? Sumiu? Quer dizer então que é assim que acontece com esse negócio de sentimento? Um belo dia você acorda completamente apaixonado por alguém e no outro passou? Por que se é assim mesmo que a coisa funciona eu realmente devo ter algum sério problema.
Daí eu sou obrigado a me repetir. Gente, se vocês não sabem se o que estão sentindo é paixão, carinho, amor ou gases, fique na sua, não invente pra agradar o outro, não vale a pena, seja sincero, falar sempre a verdade é um dos melhores presentes que você pode dar pra alguém. Ficar fazendo tipo, se fingindo de apaixonado é lindo, vai deixar o outro caidinho por você, mas precisa mesmo disso? Será que você é realmente uma pessoa tão vazia de sentimentos que precisa ficar fingindo o que sente? Bom, pensando bem deve ser!
Um outro ponto que tem que ser mencionado, também é sobre sinceridade. Pessoal, vamos ter um pouco de caráter? Acabou o amor? Fale! A paixão se foi? Fale! Conheceu um outro cara e ta completamente apaixonado? Fale! Não sente mais nenhum pingo de tesão pela criatura? Fale! Você já teve um relacionamento com esse cara, já teve algum sentimento por ele, então o mínimo que você pode oferecer a ele é a verdade.
A verdade dói? Sim, eu sei que dói, e por isso mesmo quase sempre agente fica tentado em contar aquela mentirinha ridícula pra evitar que o outro sofra com a verdade desoladora de que você não quer mais nada com ele, mas isso no fundo só piora as coisas. Aprendam uma coisa, mentira tem perna curta e uma hora ou outra agente vai acabar descobrindo toda a verdade, até mesmo por que, aquela mentirinha ridícula que você contou pra justiçar o por que estava terminando era realmente muito ridícula, e ninguém na face da Terra acreditaria nela. Então meu caro, tenha um último ato de nobreza e conte a verdade ao seu futuro ex-namorado, ele vai ficar com raiva, vai querer grudar você na parede e te rogar antigas maldições ciganas, mas depois que a raiva passar, ele vai ficar feliz de você ao menos ter explicado a verdade pra ele.
Sinceramente cada dia que passa eu acho essa coisa de relacionamento mais complicada, pra cada exemplo de relacionamento que deu certo eu conheço 30 que não deram! Mas o meu recado pra todo mundo que já penou na mão de qualquer tipo de babaca é que não desista, fechar a guarda não é a solução, muito pelo contrário, tem mais é que se jogar mesmo, amar, se foder, isso é a vida, e infelizmente essa é a única forma de aprendermos a não nos envolver com qualquer tipo de babaca, e nem de nos tornarmos babacas na vida de outras pessoas.
Isso tudo vale como lição sim, e um dia ainda vamos rir muito disso tudo, vamos rir bebendo cerveja e brindando aos imbecis que nos tiveram nas mãos e não souberam aproveitar!

fevereiro